Quarta, 30 de Abril de 2025 20:24
Internacional Internacional

Trump impõe tarifa de 10% ao Brasil; taxas chegam a 49% para outros países

Novas medidas comerciais dos EUA entram em vigor à meia-noite desta quinta (3) e podem impactar exportações brasileiras em até US$ 2 bilhões

05/04/2025 12h42
Por: Quezia Lucena
Reprodução
Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) uma tarifa de 10% sobre produtos brasileiros, dentro de seu novo pacote de medidas comerciais apelidado de “Dia da Libertação”. A iniciativa prevê sobretaxas recíprocas a países que impõem barreiras consideradas desproporcionais aos produtos norte-americanos. A decisão representa uma mudança drástica na política comercial dos EUA e aumenta as incertezas no cenário global.

As tarifas variam de país para país, podendo chegar a 49%, como no caso do Camboja — que, segundo o governo americano, aplica tarifas de até 97% aos produtos dos EUA. No caso do Brasil, a alíquota é de 10%, uma das menores, igual à aplicada a Singapura e ao Reino Unido. De acordo com uma simulação do Bradesco, o impacto sobre as exportações brasileiras pode chegar a US$ 2 bilhões.

Em comunicado, a Casa Branca explicou que os percentuais anunciados por Trump incluem tanto a tarifa base de 10% quanto taxas adicionais para países que já haviam sido taxados anteriormente, como China e Canadá. Em discurso, o ex-presidente declarou: “Hoje é o Dia da Libertação. A indústria americana está renascendo. Fomos enganados por mais de 50 anos, mas isso acabou”

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.