Quarta, 30 de Abril de 2025 20:55
Bahia Camaçari

Ellen Borges busca parcerias no MinC para fortalecer a cultura de Camaçari

Edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) será lançado em breve para beneficiar artistas e fazedores de cultura do município.

19/03/2025 21h29 Atualizada há 1 mês
Por: Quezia Lucena
Reprodução
Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (19), a Assessora-Chefa da Secretaria de Cultura de Camaçari, Ellen Borges, esteve em Brasília para uma visita ao Ministério da Cultura (MinC), que celebra 40 anos de existência.

Durante o encontro, Ellen Borges buscou apoio e parcerias para fortalecer a cultura de Camaçari, com destaque para a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Criada para garantir investimentos contínuos no setor cultural, a PNAB visa descentralizar recursos e democratizar o acesso a financiamentos, beneficiando artistas, produtores e agentes culturais de todo o Brasil.

Com a regulamentação da PNAB, estados e municípios passam a contar com repasses anuais de recursos federais, permitindo a criação de editais, premiações e outros mecanismos de incentivo à cultura local. Em Camaçari, a expectativa é que, em breve, seja lançado um edital específico para contemplar os artistas e fazedores de cultura da cidade, fomentando a produção cultural e fortalecendo a identidade artística do município.

"A visita foi muito significativa, pois coincidiu com a semana de celebração dos 40 anos do MinC, que retornou há apenas dois anos, mas com toda a força e representatividade da ministra Margareth Menezes, uma mulher preta e baiana. Poder conhecer de perto o funcionamento das diretorias da pasta na qual estou atuando no município foi uma oportunidade enriquecedora, despertando grande expectativa de contribuir para a política cultural de Camaçari", afirmou Ellen.

A visita ao MinC foi uma oportunidade para estreitar laços institucionais e alinhar estratégias que garantam a implementação eficaz da política cultural em Camaçari, promovendo um ambiente mais sustentável para o desenvolvimento das artes e da cultura local.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.