Quarta, 30 de Abril de 2025 19:30
Bahia Camaçari

Ademar Lopes reforça compromisso do governo com a APAE e defende ampliação dos serviços

Em reunião com a diretoria da instituição, secretário destaca a necessidade de investimentos, retomada de convênios e mais atenção à pessoa com deficiência, diferentemente da antiga gestão.

18/03/2025 13h55 Atualizada há 1 mês
Por: Quezia Lucena
Arielen Lemos
Arielen Lemos

Na manhã desta terça-feira (18), o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Camaçari, Ademar Lopes, participou de uma importante reunião com a diretoria da APAE de Camaçari. Na ocasião, o presidente municipal, Marcondes Souza, abordou temas fundamentais para o fortalecimento da instituição, como o papel da APAE no município, a necessidade de melhorias na infraestrutura, a ampliação do atendimento e a ativação do serviço odontológico, essencial para a saúde integral dos assistidos.

Atualmente, a APAE de Camaçari atende 350 famílias, oferecendo suporte não apenas às pessoas com deficiência, mas também aos seus familiares, que muitas vezes enfrentam desafios no dia a dia e precisam de acolhimento e orientação. No entanto, ainda há uma fila de espera significativa, o que reforça a necessidade de investimentos e apoio para ampliar a capacidade de atendimento. A ativação do serviço odontológico representaria um avanço importante, uma vez que a saúde bucal é parte essencial do bem-estar geral dessas pessoas.

O município enfrenta um grande desafio com o aumento do número de casos de autismo, tornando ainda mais urgente a ampliação da rede de apoio e assistência para as famílias. A necessidade de um espaço maior e a retomada de convênios voltados para a saúde da pessoa com deficiência são demandas essenciais para garantir atendimento adequado e especializado. “O cenário das pessoas com deficiência mudou no município. Temos acompanhado o aumento do número de casos de autismo. Hoje, com a nova gestão do prefeito Caetano, temos expectativas muito positivas, pois se trata de um governo inclusivo, que compreende a nossa luta. Estamos buscando um espaço maior e a concretização do tão sonhado convênio com a área da saúde. A APAE já ofereceu serviços de saúde no município, mas esse convênio foi desfeito. Precisamos que o prefeito volte seu olhar para essa questão e retome essa iniciativa essencial para as pessoas com deficiência”, disse Marcondes.

Lopes também destacou a importância da instituição e do apoio governamental: “O trabalho prestado pela APAE ao longo dos anos é de uma grandeza imensurável. Nada mais justo do que o governo apoiar a instituição na ampliação de seus serviços e na realização do seu grande sonho. A expectativa é expandir suas ações e, sobretudo, fortalecer o papel do município ao reconhecer a APAE como uma das principais parceiras nessa missão. É incontestável a importância da APAE para todos nós”, enfatizou Lopes.

A expectativa do governo é realizar uma gestão histórica, que ofereça à APAE a devida atenção e o apoio necessário para ampliar seus serviços e garantir um atendimento digno às pessoas com deficiência e suas famílias. Diferente da antiga gestão, que fez muito menos do que era possível, a atual administração busca fortalecer essa parceria e promover avanços concretos, reconhecendo a importância da instituição para a cidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.