Quarta, 30 de Abril de 2025 20:37
Brasil Brasil

Desaprovação de Lula cresce e atinge 53% em meio a preocupações com economia e segurança

Os resultados indicam que Lula perderia para Bolsonaro em um eventual segundo turno

08/03/2025 10h50 Atualizada há 2 meses
Por: Quezia Lucena
Reprodução/Google
Reprodução/Google

A reprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou em fevereiro, superando as avaliações de ótimo, bom e regular, conforme a nova rodada da pesquisa Atlas Intel/Bloomberg divulgada nesta sexta-feira (7). O levantamento indica que questões relacionadas à economia, segurança pública e corrupção estão entre as principais preocupações dos brasileiros no início do segundo biênio do mandato do petista.

O crescimento da desaprovação começou a ser percebido no final do ano passado, impulsionado principalmente pela alta nos preços dos alimentos. Diante desse cenário, o governo tomou medidas para tentar conter a queda na popularidade do presidente.

De acordo com a Atlas Intel, a desaprovação a Lula atingiu 53% em fevereiro, enquanto a aprovação ficou em 45,7%. Em janeiro, esses números eram de 51,4% e 45,9%, respectivamente:

A Atlas Intel entrevistou 5.710 pessoas entre os dias 24 e 27 de fevereiro, com uma margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

O levantamento também revela que o governo enfrentou um desgaste significativo em duas crises de grande repercussão pública: a proposta de taxação das compras internacionais de até US$ 50 e o aumento dos limites de fiscalização do Pix. Nessas questões, 64% e 56% dos entrevistados, respectivamente, classificaram as medidas como um “erro”.

Além disso, a pesquisa da Atlas Intel trouxe uma projeção eleitoral para 2026, considerando um cenário em que a eleição ocorresse hoje. Os resultados indicam que Lula perderia para Bolsonaro em um eventual segundo turno por 49% a 48%, e também para Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), por 49% a 47%.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.