Em entrevista ao Política Veia, o secretário de Habitação de Camaçari, Roberto Sobral, conhecido como Sibie, fez uma análise das gestões do ex-prefeito Elinaldo (UB) e do atual prefeito Luiz Caetano (PT) no que tange à construção de unidades habitacionais no município.
Na última segunda-feira, o Ministro das Cidades do governo Lula, Jader Filho, esteve em Camaçari para vistoriar as obras dos condomínios Verdes Horizontes I e II e anunciar um investimento de 60 milhões de reais na construção de novas moradias. Serão entregues 380 apartamentos até novembro de 2025, totalizando 2.000 unidades habitacionais em Camaçari, uma conquista importante para a população que não tem condições de adquirir a casa própria com recursos próprios.
Durante as três gestões de Luiz Caetano à frente da Prefeitura de Camaçari, foram entregues importantes empreendimentos, como os condomínios São Vicente, Lucaia, Mutá e Penha, além de diversos conjuntos habitacionais no bairro Jardim Limoeiro. Hoje, com pouco mais de 40 dias da nova gestão de Caetano, já está confirmada a construção de 2 mil casas no município. Em contraste, na gestão do ex-prefeito Elinaldo, que durou 8 anos, foram entregues apenas 250 casas no bairro Buri Satuba, sendo que as obras já estavam praticamente concluídas, necessitando apenas de reparos finais.
"É uma comparação absurda. Nos últimos 8 anos, praticamente nada foi feito. Além das novas unidades habitacionais, sequer houve projetos que pudessem ser implementados pelos programas municipais", afirmou o secretário.
Sibié também destacou que uma parceria com o governo estadual será firmada para aumentar o número de moradias destinadas à população carente. "Estamos dando os próximos passos. Já mantemos contato com os órgãos de financiamento do governo federal, especialmente com a Caixa Econômica Federal, e em breve traremos novidades sobre novos empreendimentos. Também teremos apoio do governo do Estado da Bahia e lançaremos em breve programas municipais que atenderão ainda mais pessoas", garantiu Sibié.
Confira na íntegra: